Configurando o WhatsApp para não salvar fotos automaticamente

Existem algumas desvantagens do download automático no WhatsApp. Em primeiro lugar, se o seu telefone estiver com pouco espaço de armazenamento, o download automático pode encher seu celular rapidamente.

Em segundo lugar, se você não tomar cuidado com os arquivos baixados automaticamente, poderá acabar com muitos vídeos ou fotos indesejados no seu telefone.

Por fim, os downloads automáticos podem consumir muitos dados, especialmente se você não estiver conectado ao Wi-Fi.

Conheça a versão avançada do WhatsApp GB 2022 atualizado.

E é sobre isso que falaremos hoje, nesta matéria. Por isso, leia com bastante atenção para aprender a evitar esses problemas que tanto atrapalham o desempenho do seu aparelho celular.

Configurando o WhatsApp para não salvar fotos automaticamente

Como desativar o download automático no WhatsApp

Siga as seguintes etapas:

No iPhone

  • Se você estiver usando um iPhone, abra o WhatsApp e acesse Configurações > Configurações de conversas.
  • Depois, verifique se o Download automático está desativado.

No Android

  • Para Android, abra o WhatsApp e toque no botão de menu.
  • Selecione Configurações e, em seguida, Armazenamento e dados, escolha com dados móveis ou wifi, em seguida desmarque todas as opções (fotos, áudios, vídeos e documentos).

O download automático pode consumir todo o seu plano de dados

Os downloads automáticos podem usar seu plano de dados e preencher o armazenamento do telefone, especialmente se você tiver muitos arquivos de mídia no WhatsApp.

Isso acaba sendo um problema se você estiver utilizando um plano de dados limitado ou se não tiver muita memória em seu dispositivo.

Os downloads automáticos podem incomodar as pessoas que estão no mesmo grupo de conversa que você.

Se você tiver downloads automáticos ativados para vídeos e fotos, isso significa que todos no seu grupo de bate-papo serão notificados quando alguém postar um novo vídeo ou foto.

O que pode ser muito chato para pessoas que não querem ver todos os novos vídeos ou fotos assim que são postados. Além disso, os downloads automáticos podem consumir a vida útil da bateria.

Quando os downloads automáticos estão ativados, seu telefone precisa trabalhar mais para acompanhar todo o novo conteúdo que está sendo baixado. Isso acaba esgotando sua bateria mais rápido do que o normal, então é algo a ter em mente se seu celular costuma ficar sem energia com frequência.

Também pode ocupar espaço de armazenamento do seu telefone

O download automático de mídia do WhatsApp pode obstruir o armazenamento do seu telefone, especialmente se você tiver uma quantidade limitada de armazenamento para começar.

Pode ser necessário excluir periodicamente mensagens e fotos antigas para abrir espaço para novas.

Nem todas as fotos valem a pena salvar

O WhatsApp oferece a capacidade de baixar fotos e vídeos automaticamente, mas isso não significa que você deva tirar proveito disso. Provavelmente, a grande maioria das fotos e vídeos que você recebe não vale a pena salvar.

Se você tiver um armazenamento limitado em seu telefone, os downloads automáticos só encherão seu dispositivo mais rapidamente.

O download automático pode ser um risco à segurança

Se você tiver os downloads automáticos ativados no WhatsApp e alguém lhe enviar uma foto, a foto será baixada automaticamente para o seu telefone. Isso pode ser um risco de segurança se você não conhecer a pessoa que enviou a foto. Eles podem ver todas as suas fotos se tiverem acesso ao seu telefone.

Se você não tomar cuidado, seu telefone pode se encher rapidamente de fotos e vídeos que você nem quer.

O WhatsApp também salva o local onde cada foto foi tirada, então se você tirar muitas fotos e vídeos nas férias, por exemplo, o rolo da câmera ficará cheio de alfinetes por todo o mapa.

Como não salvar fotos do WhatsApp na galeria Xiaomi

Se você estiver usando um telefone Android em um aplicativo de galeria Xiaomi, existe a possibilidade de que todas as fotos e vídeos enviados ou recebidos no WhatsApp sejam salvos automaticamente na galeria Xiaomi.

Isso pode ser muito frustrante se você não quiser que todas as suas fotos do WhatsApp sejam salvas na galeria do seu telefone. O processo para não salvar é basicamente o mesmo que celulares Android e iPhone.

Veja como impedir que isso aconteça:

Abra o WhatsApp e vá para Configurações > Conversas>. Na seção ‘Salvar mídia recebida’, desative a opção ‘Download automático de mídia’.

Isso impedirá que todas as imagens e vídeos sejam salvos automaticamente na galeria do seu telefone.

O WhatsApp não oferece a opção de escolher quais fotos serão salvas e quais não.

Se você não tomar cuidado, seu telefone pode ficar confuso com fotos desnecessárias. O WhatsApp também não permite que os usuários excluam seletivamente mensagens do histórico de bate-papo. Isso significa que, se você enviar uma mensagem e se arrepender, precisará excluir todo o bate-papo para removê-lo.

A única maneira de impedir que o WhatsApp salve fotos automaticamente é desabilitando o recurso por completo.

No entanto, isso também significa que você terá que se lembrar de salvar as fotos manualmente se quiser mantê-las.

Além disso, desativar o recurso de salvamento automático de fotos também impedirá que o WhatsApp salve vídeos automaticamente.